agencia

Notícias

Quinta-feira, 23/07/2020 - 09h07

São Luís em Obras: Prefeitura entrega conjunto de praças no bairro Rio Anil

As praças foram construídas em um espaço sem infraestrutura e são mais um investimento da Prefeitura para transformar para melhor a realidade do bairro que já recebeu 3 km de vias asfaltadas

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

São Luís em Obras: Prefeitura entrega conjunto de praças no bairro Rio Anil

A Prefeitura de São Luís entregou, nesta quarta-feira (22), um conjunto de oito praças no bairro do Rio Anil, localizadas na Avenida Contorno. Construídas por meio do programa São Luís em Obras, as praças contam com mobiliário urbano, equipamentos para prática esportiva e de lazer, pista de caminhada, academia ao ar livre, playgrounds, além de garantir acessibilidade para pessoas com deficiência. Os equipamentos foram construídos em um espaço sem infraestrutura e são mais um investimento da gestão municipal para transformar para melhor a realidade do bairro. Os moradores ficaram muito felizes por terem ganhado, pela primeira vez, um complexo de lazer adequado para o convívio social e prática de atividades físicas. A entrega marca a retomada de inaugurações do programa São Luís em Obras após a fase mais crítica da pandemia da Covid-19.

“Estamos retomando a nossa rotina de entregas de obras pela cidade e, até o fim do ano, teremos muitas outras, a exemplo da Praça da Bíblia, do Mercado do Coroadinho e de outro conjunto de praças que está sendo construído no Vinhais, na Rua do Arame, que serão entregues nos próximos dias. A construção de oito praças no Rio Anil é a continuação de importantes intervenções que temos feito no bairro desde a minha primeira gestão”, destacou o prefeito Edivaldo. Por meio do São Luís em Obras, já foram executados 3 km pavimentação de vias. A escola do bairro também foi reformada recentemente pela Prefeitura.   

Durante a cerimônia de descerramento da placa de inauguração do conjunto de praças no Rio Anil, estiveram presentes a primeira-dama, Camila Holanda; o vice-prefeito, Julio Pinheiro; os secretários municipais de Urbanismo e Habitação (Semurh), Mádison Leonardo Andrade; de Desporto e Lazer (Semdel), Jasson Lago Júnior; e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antonio Araújo.

Também estiveram presentes o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA), Fábio Ribeiro Nahuz e representantes das empresas Alfa Engenharia e Berg Engenharia, partes importantes para a construção dos espaços, uma vez que somam, juntas, a contrapartida da operação urbana consorciada, iniciativa que permitiu ao município a entrega das praças.

MAIS LAZER NO RIO ANIL

O conjunto de oito praças contempla um total de três academias de saúde; dois playgrounds; mobiliário urbano novo, como bancos e lixeiras; novo paisagismo com jardinagem; coreto com mesa de jogos; paradas de ônibus e área para caminhada. Além destas, foram feitos reparos na Praça José Ribamar Santos Corrêa, entregue ainda na primeira gestão do prefeito Edivaldo. Ambas as praças respeitam as normas de acessibilidade e garantem elementos que contribuem para a mobilidade de pessoas com deficiência, com o objetivo de proporcionar um lazer mais ainda mais inclusivo.

As obras das praças do Rio Anil foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) e se deram em atendimento a uma demanda antiga da comunidade. "Essa é mais uma entrega do programa São Luís em Obras que vem realizando várias frentes de trabalho em diversos bairros do município. Aproveitamos de um espaço sem utilização para criar esses equipamentos de convivência que era uma demanda muito antiga do Rio Anil", destacou o titular da pasta, Mádison Leonardo Andrade.

Em memória, cada um dos oito espaços, agora, serão lembrados por nomes bastante conhecidos pelos moradores do bairro e que, sem sombra de dúvidas, representam o Rio Anil e a história que está sendo construída desde sua fundação. "Estou muito feliz pela obra, pois era um necessidade muito grande da nossa comunidade, mas mais feliz ainda porque minha mãe foi uma das escolhidas para ter o nome dela em um desses espaços", destacou Maria Isabel Ribeiro, filha de Gina Mendes Ribeiro (1939-2008), importante líder comunitária do bairro e uma das homenageadas.

CONVÍVIO PÓS-PANDEMIA

Ainda que o curso da pandemia impeça o convívio social neste momento, a revitalização das praças no bairro Rio Anil integra a política de ampliação de espaços de lazer e convivência implantada pela gestão do prefeito Edivaldo para que os moradores tenham mais lazer perto de casa e possam interagir com familiares, amigos e vizinhos, ao ar livre e gratuitamente, sem ter de buscar espaços públicos em outras regiões da cidade, fato que só será possível assim que a crise sanitária provocada pelo novo coronavírus tiver passado e juntar-se a grupos de pessoas não for mais um risco à saúde, como espera Delma Moraes, 44 anos.

"Estou muito feliz porque essas praças estão sendo construídas em um local que não tinha nada, era apenas mato e muito lixo. Não tenho palavras para agradecer esse feito da Prefeitura de São Luís", ressaltou a dona de casa. "Quem mais vai aproveitar desse espaço são meus filhos. Agora, há brinquedos e espaço para correr e brincar".

Para a dona de casa Meirelourdes Lopes, 50 nanos, a expectativa é a mesma. De acordo com ela, há muito para ser vivido quando a normalidade for retomada, e os espaços entregues pelo prefeito Edivaldo nesta quinta serão os cenários ideais para isso. "Quando essa pandemia passar, e a gente puder conviver em sociedade novamente, vai ser muito bom para sentar nos bancos novos e botar o assunto em dia, além de ter, agora, um espaço adequado para fazer caminhada e outros exercícios físicos, já que agora também temos equipamentos de ginástica", pontuou.

SÃO LUÍS EM OBRAS

Por meio do programa São Luís em Obras, a gestão do prefeito Edivaldo tem avançado por toda a cidade com centenas de frentes de trabalho, com a reforma de espaços públicos, construção de escolas, pavimentação de diversos bairros, obras de drenagem, intervenções no trânsito, reforma de mercados, entre outras, ampliando os investimentos já realizados para a melhoria da infraestrutura da capital.

PRAÇAS DO RIO ANIL

PRAÇA DA IGREJA SÃO SEBASTIÃO 

Praça da Igreja São Sebastião padroeiro da comunidade. A igreja foi criada em 1980 pelos moradores do bairro Rio Anil e desde então o espaço que hoje virou praça é chamado de Praça da Igreja São Sebastião.

PRAÇA CLEBER ALMEIDA 

Praça em homenagem a Cleber Araújo de Almeida, nascido em Humberto de Campos, em 04 de março de 1932. Foi prefeito de Humberto de Campos por dois mandatos, chegou em São Luís em 02 de julho de 1979 e se estabeleceu no bairro do Rio Anil onde foi uma grande liderança comunitária e um dos principais responsáveis pelo zelo do espaço que hoje transformou-se em uma praça. Faleceu em 21 de abril de 1996 de problemas cardíacos, deixando a esposa e cinco filhos.

PRAÇA ROSA VERDE

Praça em homenagem a Rosa Cunha Verde, nascida em São Bento, em 27 de março de 1936. Era professora e grande liderança comunitária, morou por mais de 40 anos no bairro do Rio Anil. Faleceu em 25 de junho de 2020 de causa natural, deixando sete filhos.

PRAÇA DO CUTRIM 

Praça em homenagem a Raimundo Cutrim Soares, nascido São João Batista, em 16 de junho de 1943. Foi um grande líder comunitário, conhecido por sua alegria e jeito irreverente, ele sempre lutou para trazer melhorias ao bairro Rio Anil. Faleceu em 26 de novembro de 2019 de parada cardíaca, deixando a esposa e sete filhos.

PRAÇA DA GINA 

Praça em homenagem a Gina Mendes Ribeiro, nascida São Vicente Férrer, em 05 de fevereiro de 1939. Foi uma grande líder comunitária, conhecida por sua alegria, Gina trabalhava em casas de famílias lavando e passando roupas. Foi uma das lavadeiras pioneiras na antiga lavanderia do bairro Rio Anil cujo espaço recebe uma praça. Gina faleceu em 12 de dezembro de 2008 de parada cardíaca, deixando três filhos.

PRAÇA DO MOACIR 

Praça em homenagem a Moacir Silva, nascido São Bento, em 16 de março de 1944. Foi uma das maiores lideranças comunitárias do bairro Rio Anil. Faleceu em 22 de dezembro de 2018 vitima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), deixando a esposa e quatro filhos.

PRAÇA JOSÉ RAIMUNDO

Praça em homenagem a José Raimundo Chagas, nascido São Bento, em 21 de maio de 1948. Foi um grande líder comunitário, foi um dos fundadores da União de Moradores do Bairro Rio Anil. Era policial, foi assassinado em 11 de março de 1998, deixando a esposa e duas filhas.

                                       Acesse aqui galeria de fotos