agencia

Notícias

Sexta-feira, 24/07/2020 - 17h24

Obras de urbanização promovidas pela Prefeitura de São Luís no Jaracati vão resolver problemas históricos do bairro

No local, gestor realiza serviços de drenagem profunda que serão seguidos por asfaltamento e reforma de praça a partir do programa São Luís em Obras

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Obras de urbanização promovidas pela Prefeitura de São Luís no Jaracati vão resolver problemas históricos do bairroA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), segue avançando com as obras de urbanização do bairro Jaracati. Na região, as equipes do São Luís em Obras estão trabalhando na implantação de um sistema de drenagem profunda, de 360 metros de extensão, para que, posteriormente, iniciem a pavimentação das ruas do entorno da Praça do Viva, que também será reformada. O São Luís em Obras é um macro programa da Prefeitura que tem mudado a realidade de dezenas de bairros da capital com mais de 200 frentes de obras, simultâneas, espalhadas pela cidade. 

O prefeito Edivaldo destaca que a urbanização do bairro era uma demanda aguardada há muito tempo pelos moradores. “Com o programa São Luís em Obras temos alcançado comunidades que, por muitos anos, sofreram com a falta de infraestrutura, como é o caso do Jaracati, onde os moradores sofreram com muitos alagamentos e enxurradas, uma realidade que, com as ações que estamos desenvolvendo, vai ficar no passado”.

O sistema de drenagem que está sendo construído na região vai permitir que todo o volume pluvial carreado da parte mais alta para a parte mais baixa do bairro seja levado direto para a maré, já que se trata de uma área de mangue. A obra, que segue conforme cronograma, é o principal anseio da população local que contabilizou grandes prejuízos nos últimos anos, por causa das intensas chuvas, como ocorreu em março deste ano, segundo o vigilante José Vieira da Silva, de 67 anos.

“Moro aqui no Jaracati há décadas, e a chuva sempre foi uma das nossas principais inimigas, porque toda vez que chove, alaga tudo. Confesso que estou muito feliz em ver que o prefeito Edivaldo está fazendo o que muitos outros prometeram e não fizeram. Espero que seja concluída, antes do período chuvoso que começa em dezembro, e que todos os moradores possam ficar sossegados quando chover”, contou o vigilante.

MAIS OBRAS NO JARACATI

Além do sistema de drenagem, que vai pôr fim ao drama vivido pelo morador José Vieira da Silva e tantos outros, o bairro também vai ganhar asfalto novo. As ruas ao entorno da Praça do Viva, por exemplo, são algumas das que receberão o novo pavimento, ao final da implantação da drenagem profunda. De acordo com o titular da Semosp, a praça também vai ser toda reformada e os moradores do Jaracati vão ter uma vida bem diferente da que levaram por anos.

“Por determinação do prefeito Edivaldo, além da implantação do sistema de drenagem profunda que está sendo construído e vai sanar o problema histórico de alagamento na região quando for entregue, também vamos asfaltar vias que estavam sem nenhuma estrutura e reformar a Praça do Viva, importante espaço de lazer para os moradores do Jaracati”, destacou Antonio Araújo.

SÃO LUÍS EM OBRAS

O São Luís em Obras foi lançado pelo prefeito Edivaldo no início de agosto de 2019 e inclui obras de infraestrutura com pavimentação, macrodrenagem, construção de pontes, reforma e construção de mercados, requalificação de espaços públicos, reforma de postos de saúde e de escolas, requalificação de logradouros na área central da cidade, entre muitas outras ações por toda a cidade. A iniciativa é a maior já empreendida na capital. No eixo drenagem Prefeitura segue ainda com obras no Santa Bárbara, Divineia, Jardim São Cristóvão, Rio do Meio/Tibiri e na região da Cidade Operária. 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem