agencia

Notícias

Sexta-feira, 31/07/2020 - 15h31

Projeto de literatura infantil da Prefeitura de São Luís será tema de live no YouTube

Transmissão será às 19h deste domingo (2), no canal Biblio Fora da Caixa, no YouTube; na ocasião serão abordados temas como incentivo à leitura, contação de histórias e outros que integram o programa Carro Biblioteca da Semed

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Projeto de literatura infantil da Prefeitura de São Luís será tema de live no YouTubeO projeto “Semeando amor com a literatura infantil” que faz parte da coordenação do programa Carro Biblioteca, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), desenvolvido na rede municipal de ensino da Prefeitura de São Luís, será tema de live, neste domingo (2), às 19h, no canal Biblio Fora da Caixa, no YouTube (https://www.youtube.com/c/BiblioForadaCaixa). O projeto incentiva a leitura, o lúdico e também é mais uma forma de divertir as crianças com a contação de histórias. Nas atividades, são utilizados autores maranhenses, contos e fábulas para despertar o interesse das crianças e também para enfatizar que o amor é o essencial na vida.

“O Carro Biblioteca é um recurso didático muito importante nas atividades da Semed. Com as atividades desenvolvidas pela equipe de técnicos da secretaria, eles despertam na criança, de forma lúdica, o gosto pela leitura e dão a ela a oportunidade de conhecer nomes importantes na literatura infantil, bem como assimilar de forma divertida a cultura”, disse o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa.

A live terá a participação da coordenadora do “Semeando amor com a literatura infantil”, Conceição Carvalho.A Live surgiu de um convite da professora Djalda Maracira Castelo Branco Muniz, idealizadora do canal de bibliotecários, no YouTube, que visa divulgar as ações feitas pelos colegas. De acordo com Conceição Carvalho, é uma excelente oportunidade para mostrar o trabalho desenvolvido na rede municipal de ensino.

“É sempre gratificante poder divulgar as ações do Carro Biblioteca e, de certa forma, compartilhar meus conhecimentos com outros profissionais. Me senti extremamente feliz ao receber o convite, dedico essa live para todos os estudantes da rede municipal, que me incentivam todos os dias”, disse Conceição Carvalho.

Faz parte também deste projeto, a formação para professores da rede que são orientados na melhor forma de usar o lúdico e recebem indicações de livros, autores e temas para uma melhor abordagem com cada faixa etária. As formações contam ainda com técnicas de contação de história, como selecionar livros para cada criança, recursos que os próprios professores podem confeccionar para trabalhar com os estudantes, entre outras ações.

“As crianças ficam fascinadas, porque elas conseguem ver como o amor transforma tudo ao nosso redor. Se você tem amor, você tem tudo. A gente se torna seres humanos mais pacientes, alegres e com essência quando temos o amor”, afirmou Conceição Carvalho.

PROJETO CARRO BIBLIOTECA

É uma biblioteca volante que há 24 anos circula nos bairros onde existem escolas públicas municipais. E tem a intenção de estimular a formação de leitores, democratizar a leitura e disseminar a cultura maranhense.

Durante as atividades há contação de histórias, para encantar pela emoção do texto e fazer ressurgir o valor da oralidade. Além da leitura de histórias, há encenações, encontro com autores e ilustradores, brincadeiras de rua e cultura popular.

Como recursos são utilizados o livro ecológico, a caixa misteriosa, fantoches e deboches, casa de João e Maria, tapetes literários e outros. Além da realização de 'Hora do conto', leitura individual e coletiva, artes plásticas, oficinas, jogos e brincadeiras e formações em arte de contar historia.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem