agencia

Notícias

Sábado, 30/11/2013 - 10h31

Reforma da Praça do Pantheon está em fase avançada

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Trabalhos avançam na Praça do Pantheon e obra deve ser entregue até o final deste anoA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurh), está realizando a recuperação da Praça do Pantheon, no Centro. A reforma foi iniciada em setembro deste ano com o remanejamento dos vendedores ambulantes para a parte mais baixa da praça. Os serviços estão seguindo em ritmo acelerado e a previsão da Semurh é que os trabalhos sejam concluídos até o final do ano.

De acordo com o secretário da Semurh, Diogo Lima, o objetivo da restauração é remeter ao cenário original, caracterizado por um espaço familiar seguro, voltado ao livre passeio e ao lazer do cidadão. "Entre os serviços contemplados na reforma estão a restauração do calçamento, instalação de bancos, ações de paisagismo e retorno dos bustos retirados do logradouro em 2005 para ações de restauração e conservação", disse.

O primeiro passo no processo de reforma da Praça do Pantheon está sendo a colocação de novo calçamento, tido como uma das principais necessidades do espaço. Também está inclusa a substituição dos antigos bancos e recuperação dos canteiros.

Na área de paisagismo, será colocado novo gramado e arborização, em detrimento dos arbustos e do crescimento desordenado de vegetação que invadia o espaço do pedestre, constituindo um jardim melhor elaborado. Outro serviço importante que será restaurado é iluminação pública da praça, o que contribuirá para a beleza do local e segurança dos transeuntes.

A conservação dos logradouros públicos é uma das preocupações da administração do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. A requalificação desses espaços tem outras ações previstas como a reforma das praças da Alegria, João Lisboa e Deodoro, que constam no programa Avança São Luís, por meio do PAC Cidades Históricas. As obras serão realizadas em parceria com o Governo Federal.

Outra ação já realizada em prol da conservação do patrimônio público foi o Projeto Praça Legal, promovido pela Prefeitura, através do Instituto de Paisagem Urbana (Impur), na Praça Nossa Senhora de Nazaré (Ipem São Cristóvão). Além dos trabalhos voltados à infraestrutura da praça, também foi incentivada a conservação do local com ajuda da comunidade.

BUSTOS DOS IMORTAIS DE VOLTA

Retirados da Praça do Pantheon desde meados de 2005 a pedido da Academia Maranhense de Letras (ACM), por causa do estado precário do local e da ação contínua de marginais, os bustos dos renomados jornalistas e literários já têm previsão de volta.

Nomes como Arthur Azevedo, Raimundo Correia, Urbano Santos, Coelho Neto, Humberto de Campos e Bandeira Tribuzzi, atualmente, encontram-se eternizados — e com os respectivos bustos restaurados — no pátio externo do Museu Histórico do Maranhão, na Rua do Sol.

A volta das esculturas, que antes eram alvo de depredação, está em fase avançada de negociação entre a Semurh e a Academia. Os bustos devem retornar à composição da paisagem do Centro Histórico assim que findadas as obras.