agencia

Notícias

Terça-feira, 03/12/2013 - 18h06

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de dezembro, é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar dessas pessoas.

Mais de um bilhão de pessoas ou 15% da população mundial vive com deficiência. No Brasil, são 25% da população total de 198,7 milhões, e no Maranhão cerca de 26%, ou seja, 1.740.509 pessoas. Em São Luís, as pessoas com deficiência são 256.321, o que significa quase 25% do total, a mesma média nacional.

A Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), através dos Serviços de Proteção Social Básica e Especial, desenvolve ações para a promoção da autonomia, inclusão social e a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e seus familiares. Os usuários são atendidos por uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo, pedagogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, educador físico, curador e instrutores de dança, música e capoeira.

O Serviço orienta e encaminha para viabilização do acesso a benefícios, programas de transferência de renda, serviços de políticas públicas setoriais e acesso à rede de serviço local, além de promover o acesso à rede de qualificação e requalificação profissional com vistas à inclusão produtiva.

A Secretaria, cumpre, assim, sua função de organizar a Política Pública de Assistência Social em âmbito municipal, articulada às demais políticas públicas e à sociedade civil organizada para assegurar proteção social a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal.

A Prefeitura de São Luís, através da Semcas, felicita e registra seu compromisso na construção de uma cidade inclusiva que prima pelo seu maior patrimônio que é a sua população. Assim, saudamos a todos que estão nessa construção diária por uma sociedade justa, igualitária e com respeito às diversidades, desejando que, a cada ano, tenhamos mais motivos para realmente comemorar este 3 de dezembro.