agencia

Notícias

Atualizado em 20/01/2014 às 10h34

Prefeitura recebe visita da comitiva nacional dos Objetivos do Milênio

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Segurança Alimentar (Semsa), foi convidada a participar das estratégias de reorganização do Núcleo Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) no Maranhão, o anúncio foi feito durante visita da Comitiva Nacional dos ODM à titular da Semsa, Fatima Ribeiro. O assessor especial da Secretaria Geral da Presidência da República, Maurício Dutra, elogiou as iniciativas de adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e implantação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

"São ações de grande alcance e as iniciativas da capital servem como estímulo a outros municípios", destacou Maurício Dutra. Ele acrescentou que a execução dos ODM ajudará o estado a melhorar os índices de desenvolvimento. A comitiva também parabenizou a Semsa pelo programa Leite na Escola e a ideia de incluir na embalagem os oito símbolos dos ODM. Pela iniciativa, as estratégias e informações sobre o programa terão destaque no portal da ODM Brasil. Para Fatima Ribeiro é uma honra e fruto do trabalho persistente da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

A reunião para a escolha dos novos membros do Núcleo Estadual dos ODM foi realizada no dia 17, no auditório do Palácio Henrique de La Roque, Calhau. O evento teve a presença da comitiva nacional dos Objetivos do Milênio e na ocasião foram eleitas a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e a Semsa para comandar a coordenação da Secretaria Executiva do Núcleo Estadual dos ODM - sendo a Fiema como titular e a Semsa como adjunta.

O Sistema Difusora de Comunicação foi escolhido para atuar como responsável pela coordenação de comunicação. A reorganização do Núcleo Estadual vai oportunizar a ampliação das ações nos interiores com fins à municipalização dos ODM. A estratégia pretende ainda criar compromisso da sociedade civil e gestores públicos com os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Em maio do ano passado, a Semsa realizou o Seminário do lançamento da 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil – Objetivos para o Desenvolvimento do Milênio. O evento contou com mais de 1.500 inscritos e cerca de 1.000 ouvintes, sendo o de maior público dentre os organizados no Estado. Na ocasião foi promovido o I Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional para a Sustentabilidade de São Luís. Este ano será realizada a entrega do 5º Prêmio ODM e a segunda edição do Fórum. "Os eventos foram um marco para as ações de segurança alimentar, além de incentivar os municípios para que também instituam os ODM em seus projetos", destacou Fatima Ribeiro.

Participaram ainda da visita à Semsa, o secretário-geral da Presidência da República para a Região Nordeste II, José de Arimatéia Rodrigues; o articulador Nordeste II do ODM, João Evangelista; membro do Clube de Engenheiros dos ODM, Cleudison Campos; e a coordenadora estadual de municipalização dos ODM, Maria Vany Sales.

OBJETIVOS DO MILÊNIO

O Prêmio ODM foi lançado em 2004 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e visa incentivar, valorizar e reconhecer os esforços das prefeituras e sociedade civil neste sentido. Serão selecionadas 60 práticas e, destas, 30 premiadas. Para participar basta acessar o site: www.odmbrasil.gov.br. Em 2000, a ONU, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu os 8 Objetivos do Milênio (ODM), no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo.

Estes objetivos devem ser atingidos por todos os países até 2015. Os oito ODM são: acabar com a fome e com a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre os sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a AIDS, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; todo mundo trabalhando para o desenvolvimento.