agencia

Notícias

Quarta-feira, 22/01/2014 - 17h27

Prefeitura de São Luís assina convênio com Hospital Universitário e amplia serviços

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

O convênio assinado pelo prefeito Edivaldo possibilitará o acesso da população a novos tipos de atendimento especializado, no perfil assistencial.O prefeito Edivaldo Holanda Júnior assina nesta quinta-feira (23), às 17 horas, no auditório do Hospital Presidente Dutra, convênio visando à inserção do Hospital Universitário do Maranhão (HUUFMA) à rede de serviços de saúde do município de São Luís. O ato será acompanhado pelo secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães.

O convênio vai permitir à Secretaria Municipal de Saúde (Semus) ampliar a assistência hospitalar disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), aumentando o acesso da população a novos tipos de atendimento especializado, no perfil assistencial do HUUFMA.

O secretário municipal de Saúde, Cesar Felix, explica que o convênio entre as duas instituições vai impactar em toda a rede de saúde com a ampliação do atendimento à média e alta complexidade, respeitadas as normas de regulação de leitos, consultas e procedimentos.

"Será um ganho enorme para a população, pois o Hospital Universitário fica integrado às redes prioritárias de atenção à saúde, com alguns serviços que não tínhamos antes, como assistência à gestação de alto risco e referência em urgência e emergência nas áreas de neurocirurgia, ortopedia e cardiovascular", afirma.

Pelo convênio compete a Semus acompanhar e apoiar o desenvolvimento dos serviços realizados pelo HUUFMA e assegurar o repasse regular dos recursos, que serão oriundos do teto financeiro do município de São Luís no Fundo Nacional de Saúde. Pela programação orçamentária, o convênio implicará no repasse anual de R$ 87.363.603,00.

O convênio entre as duas instituições prevê ainda a transferência gradual de atividades de atenção básica realizadas pelo Hospital Universitário para as Unidades Básicas de Saúde e a inclusão de alunos de graduação e pós-graduação da UFMA na rede de atenção à saúde do município de São Luís para atividades de formação profissional, ensino e pesquisa.