agencia

Notícias

Quinta-feira, 23/01/2014 - 09h52

Prefeitura insere sistema de serviços previdenciários para servidores

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A Prefeitura de São Luís aproveita o Dia do Aposentado (24) para anunciar a implantação do Sistema de Serviços Previdenciários (Sisprev) na Secretaria Municipal de Educação (Semed). O sistema já está sendo utilizado na Secretaria Municipal de Administração (Semad), no Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam) e na Procuradoria Geral do Município (PGM) e sua implantação na Semed terá início no próximo dia 27.

Para o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, o sistema significa um avanço para o funcionalismo público. "A iniciativa é o reconhecimento do prefeito Edivaldo Holanda Júnior ao trabalho dos servidores que contribuíram com o Município. O Sisprev dará, em poucos minutos, todas as informações sobre aposentadoria que o servidor precisará para planejar a vida funcional e financeira. É uma forma de valorizar o trabalho do profissional que contribuiu com a gestão, garantindo transparência no andamento dos processos administrativos e previdenciários", disse.

O sistema é uma ferramenta gerencial de transparência na gestão dos regimes próprios de previdência e possibilita maior organização das informações previdenciárias. O Sisprev beneficiará não apenas os aposentados, mas também os demais servidores públicos municipais que necessitem de serviços previdenciários e de outros processos administrativos.

Nele serão inseridos dados financeiros, cadastrais, legais e a descrição da área de atuação dos servidores. Como retorno, o beneficiário disporá de demonstrativos previdenciários, relatórios gerenciais, agilidade na concessão de benefícios, extratos previdenciários individualizados, simulador de benefícios e protocolo de acompanhamento de processos.

Ao se cadastrar, o servidor receberá uma senha para ter acesso a todas essas informações. Com isso, o beneficiário poderá fazer a simulação de sua aposentadoria, optando pela regra que for mais vantajosa, além de calcular quanto tempo falta para se aposentar, o valor do benefício que irá receber e quais procedimentos deve adotar para dar entrada no pedido.

A ação está sendo realizada em parceria com o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Teófilo Otoni / MG.

DIA DO APOSENTADO

O dia 24 de janeiro é a data em que se comemora o Dia do Aposentado. A data foi escolhida em função de, nesse mesmo dia, em 1923, ter sido assinada a Lei Eloy Chaves. A lei criou a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas e das estradas de ferro. É o marco histórico da Previdência Social, que até então atendia apenas os funcionários do Governo Federal, com isso, no Dia do Aposentado também é comemorado o Dia da Previdência Social.