agencia

Notícias

Sexta-feira, 24/01/2014 - 15h24

Prefeitura comemora Dia do Aposentado com programação no Ipam

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura comemorou o Dia do Aposentado recebendo ex-servidores em um café da manhã na sede Ipam.A Prefeitura de São Luís comemorou nesta sexta-feira (24) o Dia do Aposentado recebendo ex-servidores em um café da manhã na sede do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam), na Rua do Sol. A atividade, que integra a política de valorização do servidor público na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, ganhou um novo sabor e a aprovação do público.

É o caso de Maria Júlia Sousa Silva, 66 anos, aposentada por invalidez há mais de dez anos. "É muito bom ser lembrada, saber que a gente existe pra prefeitura", diz a ex-zeladora do Colégio Menino Jesus, da Liberdade, por mais de 15 anos. Mãe de três filhos, dois netos, ela conta que mesmo depois de tanto tempo fora de atividade gosta de cultivar o vínculo com a Prefeitura. "Aqui a gente é sempre muito bem tratado", revela.

Para Carolina Moraes Estrela, presidente do Ipam, a ação é uma forma de reconhecer os serviços prestados pelos servidores ao município depois de anos de dedicação. "O nosso trabalho consiste em fazer com que estes servidores sintam-se valorizados, não só com relação a garantir os benefícios a quem têm direito mas, também, proporcionando a melhoria da qualidade de vida deles", enfatiza.

O Ipam desenvolve ações nesse sentido durante o ano inteiro. A exemplo de datas comemorativas que fazem parte do calendário permanente, como o Dia do Idoso, o Dia do Servidor Público, o Carnaval e o São João.

No ano passado, a Prefeitura lançou o Projeto Viver Mais, que vai desenvolver uma série de ações educativas, preventivas e de intervenção social, permanentemente, na área previdenciária. O Projeto é a primeira ação a ser implantada pelo Programa Ipam em Movimento. "O objetivo é preparar o servidor municipal para a aposentadoria", explica Carolina Moraes Estrela.

O Centro de Convivência do Ipam concentrará as atividades do Projeto "Viver Mais", que também serão extensivas à população idosa da comunidade em seu entorno. Entre as ações desenvolvidas está a promoção de cursos, oficinas, encontros, palestras sócio-educativas, atividades físicas, culturais e desportivas. O projeto também se propõe a servir como um canal de articulação permanente junto à rede de proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa de São Luís.

Ainda como parte do Programa de Valorização do Servidor, o Ipam está implantando, em conjunto com as secretarias de Saúde, Educação e Obras, o Sinsprev Web. Trata-se de uma ferramenta que vai agilizar a tramitação dos processos de aposentadoria, facilitando ainda mais a vida do aposentado.

O recadastramento realizado pela Prefeitura de São Luís no início do ano passado para traçar o quantitativo do seu quadro atual de servidores apontou a existência de 4.362 aposentados e de 1.496 pensionistas.