agencia

Notícias

Sábado, 25/01/2014 - 10h22

Prefeitura anuncia implantação de videomonitoramento em feiras

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís
Ampliar imagem
Secretário Marcelo Coelho acompanha instalação do sistema de vigilância por videomonitoramento

A Prefeitura de São Luís iniciou a instalação de unidades de videomonitoramento nos primeiros mercados da rede pública da capital. O sistema já foi implantando nos mercados Central (Centro) da Cohab II (Cohab) pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa). O objetivo da ação é garantir a integridade de feirantes e consumidores.

Os primeiros levantamentos da Semapa, responsável pela concepção e implantação dos sistemas, apontam para a redução significativa dos casos de furtos, assaltos e vandalismo contra o patrimônio. Até o final do semestre, dois novos mercados contarão com vigilância através de câmeras de vídeo. A garantia de melhorias nas feiras e mercados da cidade está prevista no pacote de ações do Programa Avança São Luís, lançado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

"Nosso projeto é de disponibilizar sistemas semelhantes em toda rede pública de feiras e mercados. Depois de beneficiar os feirantes e a comunidade com a ampliação do horário de comercialização para até as 18 horas, o próximo passo do programa da Semapa é readequar o sistema de vídeo da Feira da Praia Grande, que foi montado, mas nunca funcionou e implantar o sistema de videomonitoramento do mercado da Liberdade", disse Marcelo Coelho, secretário da Semapa, que se mostrou otimista com os resultados obtidos pela instalação de unidades de videomonitoramento nos mercados e Central e Cohab II.

A instalação de sistemas de vigilância por videomonitoramento tem contribuído para manutenção do clima de tranquilidade nos mercados e feiras. Antes dessa iniciativa, eram frequentes as queixas de furtos e assaltos entre feirantes e consumidores. No Mercado Central, por exemplo, com o sistema funcionando 24 horas, a administração antecipa as ações e colabora com a Polícia Militar (PM) no fornecimento de provas gravadas para as delegacias.

A superintendente de Comercialização e Abastecimento da Semapa, Cristiani Guedelha, que administra e fiscaliza as feiras e mercados, apontou vantagens do sistema de videomonitoramento. "Com esse sistema, vamos diminuir a ocorrência de furto de mercadorias depois que o mercado fechava as portas, obrigando a administração a cobrir o prejuízo dos feirantes. Além disso, os feirantes terão mais cuidado com a destinação do lixo orgânico, anteriormente atirado nos corredores a espera da varrição no final do expediente e; o controle e vigilância sobre as ações do mercado", analisou.