agencia

Notícias

Quinta-feira, 27/02/2014 - 18h10

Prefeitura capacita população com ações de conscientização ambiental

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Moradores da Vila Airton Sena, no Tibiri, se reuniram nesta quarta-feira (26), no auditório da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) para eleger os representantes da comunidade que desempenharão o papel de Síndico de Rua. Este deverá traçar um diagnóstico específico do logradouro que está sob sua responsabilidade, a fim de buscar por meio de ações de sustentabilidade e educação ambiental, melhorias não só para o seu bairro como para toda a cidade.

O projeto é de autoria do grupo de Gestão de Ação Comunitária e Educação Ambiental da Superintendência de Limpeza Pública, órgão vinculado a Semosp. A ação é uma iniciativa pioneira que busca capacitar a comunidade com ações de educação ambiental por meio de diretrizes pertinentes a realidade de cada via de um determinado bairro.

Segundo a gestora de Ação Comunitária e Educação Ambiental, Raimunda Lopes Gomes, o projeto é uma oportunidade para a comunidade executar seu papel de cidadão, contribuindo com a limpeza da área onde moram e de toda a cidade. "Com a presença do Síndico de Rua, as comunidades conhecerão os seus deveres e direitos como cidadãos, buscando o equilíbrio ambiental da área onde residem. Eles serão intermediadores da Semosp com a comunidade, disseminando ações de educação ambiental. Ações simples que podem ser tomadas dentro de casa, como a manutenção da limpeza pública, a exposição correta do lixo doméstico, respeitar os horários de coleta, promover a limpeza da fachada de sua residência, são alguns exemplos", explicou.

Assim como no Tibiri, outras áreas da cidade já estão na programação do projeto, como Barreto (Quintas do Machado), Santa Clara e Salinas do Sacavém, que realizou a primeira reunião com a comunidade no último sábado (22), na Associação das Donas de Casa do bairro.