agencia

Notícias

Sexta-feira, 14/03/2014 - 10h27

Semcas conquista assento na presidência do Coegemas

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Andréia LauandeA Prefeitura de São Luís teve a secretária municipal da Criança e Assistência Social, Andréia Lauande, eleita para a presidência do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas). A entidade representa os municípios brasileiros junto ao Governo Federal, especialmente junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e governos estaduais, para fortalecer a representação municipal nos Conselhos, Comissões e Colegiados, em todo o território nacional.

"A condição de presidente do Coegemas representa para São Luís, uma contribuição importante para a articulação da política da Assistência Social no Maranhão e agrega possibilidades para o Município e Estado terem maior participação no cenário nacional", destaca Andréia Lauande.

Entre as atribuições do Colegiado, consta a luta pelo fortalecimento da política de Assistência nos municípios; a integração de gestores municipais de Assistência Social, funcionando como órgão permanente de intercâmbio de experiência social a nível estadual; a garantia do cumprimento da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS); além da garantia do direito da população às ações e serviços de Assistência Social.

A nova gestão tem ainda, em sua diretoria, representantes dos municípios de Caxias (Vice-Presidência), Matões (1° Secretaria), Araioses (2° Secretaria), Cajapió (1° Tesouraria) e Timon (2° Tesouraria).

COEGEMAS
O Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) é uma entidade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, de duração indeterminada. Os Coegemas integram o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS).