agencia

Notícias

Quarta-feira, 07/05/2014 - 17h15

Prefeitura utiliza Copa como temática pedagógica na rede de ensino

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

O projeto “Copa do Mundo no Brasil 2014” será desenvolvido com 137 crianças, com idades entre três e cinco anosMais que uma oportunidade de torcer pelo futebol do país, a Copa do Mundo de 2014 será utilizada para o aprendizado na rede municipal de ensino de São Luís. O projeto "Copa do Mundo no Brasil 2014" será desenvolvido com 137 crianças, com idades entre três e cinco anos, da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Sofia Silva, na Vila Passos. A iniciativa atende à orientação de estimular o desenvolvimento integral dos alunos matriculados na rede municipal, em cumprimento à determinação do prefeito Edivaldo Júnior.

De acordo com a gestora da escola, Francilyz Ferreira, o projeto se estenderá até junho e abordará, de maneira interdisciplinar, várias áreas de conhecimento a partir do mundial de futebol. As atividades começaram pelo turno matutino, os docentes trabalharam o tema "Um gol de paz no ambiente". A partir da figura da mascote da Copa – um tatu-bola – as crianças foram estimuladas a saber mais sobre animais silvestres e questões como a preservação do meio ambiente.

"Com a ajuda dos professores, os estudantes pesquisaram sobre o tatu-bola, aprenderam que ele está em extinção e que é preciso preservar o habitat natural dele para que ele não desapareça", relatou a gestora. As crianças participaram ainda de uma oficina de origami em que aprenderam a confeccionar a mascote da Copa do Mundo.

Já no turno vespertino, o mundial virou oportunidade para uma boa aula de Geografia. A partir do tema "Diversidade Cultural", as turmas estão pesquisando sobre os países que vem ao Brasil participar do mundial e também sobre os estados brasileiros em que haverá jogos. Os trabalhos serão apresentados em junho, numa festa que deverá reunir além das crianças, as famílias e os moradores do bairro.