agencia

Notícias

Atualizado em 08/05/2014 às 17h18

Defesa Civil intensifica intervenções em áreas de risco

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

No Piancó, equipe da Defesa Civil realizou cobertura das encostas com lonasA Defesa Civil Municipal intensificou as ações emergenciais em diversas áreas da capital. Uma das medidas adotadas é a cobertura das encostas com lonas, para contenção de barreiras em áreas de risco ainda habitadas. Nesta quarta-feira (7), o trabalho foi realizado na Segunda Travessa do Piancó, na Vila Embratel. Outras intervenções estão sendo adotadas como isolamento e interdição de áreas.

De acordo com o agente Raimundo Nonato Lima Filho, a equipe já esteve no local anteriormente, conversando com os moradores da região. "O ideal é que as famílias saiam das casas. Como na maioria das vezes isso não acontece, nós buscamos trabalhar para amenizar os riscos para os moradores", esclarece o agente.

A utilização da lona serve para que as águas das chuvas não penetrem diretamente no solo, escorrendo por cima do plástico de contenção. A atendente Anete Ferreira, moradora do Residencial Piancó, sabe do problema existente e reconhece o trabalho desenvolvido pela Defesa Civil. "Nós ficamos mais aliviados com o trabalho que eles estão fazendo na minha casa hoje", falou a moradora.

Nos três primeiros dias dessa semana, a Defesa já atuou em mais de 20 áreas como Coroadinho, Residencial Piancó, Vila Embratel, Cruzeiro do Anil, São Bernardo, Goiabal e Anil. A Defesa Civil vem atuando preventivamente através do mapeamento dos pontos de risco e desenvolvendo campanhas educativas com o objetivo de esclarecer e alertar as populações residentes ainda nessas áreas de risco.

A Defesa Civil auxilia ainda os moradores a realizarem a mudança de moradia e encaminha as famílias que não têm para onde ir ao beneficio do aluguel social. Atualmente, cerca 217 pessoas recebem o benefício do Aluguel Social. O órgão tem baseado suas ações no Plano de Contingência elaborado com o objetivo de aperfeiçoar o Sistema Municipal de Defesa Civil para responder a casos de desastres, possibilitando o acionamento rápido dos meios de resposta do poder público, sociedade organizada e comunidades.